O Lugar do Lazer no Cotidiano das Aulas de Educação Física no âmbito Escolar : as Maneiras de Fazer dos Professores do Município de Curitiba

Por: Luize Moro.

154 páginas. 2017 28/07/2017

Send to Kindle


Resumo

O processo de educação oferecido pela escola, tem se dado de diferentes formas ao longo do desenvolvimento da sociedade. Atualmente, diferentes correntes teóricas sustentam que a Educação deve desenvolver os alunos em todas as suas dimensões, permitindo que os mesmos reflitam, construam e atuem na própria vida de forma consciente e cidadã. Com base neste pressuposto e considerando o tempo/espaço de lazer como parte da vida dos sujeitos, possibilidade de desenvolvimento social e direito garantido pela constituição brasileira, a problemática desta pesquisa versa sobre o "lugar" do lazer no processo ensino-aprendizagem vinculado à Educação Física, enquanto área de conhecimento, presente no currículo da escola. A pesquisa teve como objetivo geral identificar o lugar do fenômeno lazer no cotidiano das aulas da área de Educação Física na escola. Seus objetivos específicos buscaram: 1. Identificar o lugar do lazer nos documentos que norteiam a área de Educação Física no ambiente escolar. 2. Reconhecer quem são os professores pesquisados e o lugar do fenômeno lazer no conjunto da formação docente dos mesmos. 3. Descortinar as maneiras de fazer dos professores de Educação Física e o lugar do lazer em suas práticas cotidianas. Assim, esta pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, com a participação dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, materializada em três fases: Na primeira fase vinte e um professores participaram respondendo a um questionário eletrônico. Na segunda fase foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove deles e na terceira fase foram entrevistadas duas responsáveis pelo Departamento de Gestão de Currículos da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Partindo-se da análise dos dados coletados, foram delimitadas as seguintes categorias de análise: O lugar do fenômeno lazer no conjunto da formação docente dos professores pesquisados; O lugar do lazer nos documentos que norteiam a Educação Física; O lugar do Lazer na prática pedagógica dos professores pesquisados. Ao fim, reconhecemos o esforço dos nove professores pesquisados em qualificar o processo educativo. Podemos afirmar que a Educação para e pelo lazer encontra lugar nas práticas pedagógicas desenvolvidas por estes professores, no entanto, ainda de forma periférica e fragilizada, pois muitas vezes tais práticas se defrontam com um sistema educacional ainda muito fragmentado, conteudista e controlador. Porém encontramos sinais de que novas perspectivas de educação começam a ser trilhadas, possibilitando e reconhecendo o Lazer como dimensão da vida que merece destaque nos currículos e nas práticas escolares para uma formação cidadã.

Endereço: http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/52757

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.