Resumo

Introdução: A ideia de tornar este assunto uma pesquisa científica surgiu após observar o cenário dos desenvolvedores independentes de jogos digitais no Brasil e os desafios que enfrentam para transformar a paixão por criar games em negócio. O setor de jogos eletrônicos no Brasil expande consideravelmente ano após ano, e esse crescimento resulta no surgimento de estúdios cada vez mais especializados em diferentes tipos de gêneros de jogos. Aos poucos ganham espaço nacional e se aproximam do público brasileiro. Em contrapartida, por ser um setor ainda pouco explorado no Brasil como mídia de entretenimento, o seu desenvolvimento é instável. Desenvolvedores vivenciam incertezas em relação ao lucro dos estúdios e, normalmente, buscam auxílio para construir planos de negócio que permitam estabilidade financeira para a continuidade dos projetos. Objetivo: Analisar as estratégias de marketing produzidas por estúdios independentes de jogos digitais no Brasil. Metodologia: Neste trabalho adotamos o uso de pesquisas bibliográficas e documentais para o embasamento teórico do tema abordado, tais como: artigos publicados em sites especializados da área de jogos digitais, vídeos de palestras nos canais de mídia online e informações de jornais, revistas e livros. Para análise das estratégias de marketing adotadas pelos estúdios de jogos digitais, escolhemos o formato de pesquisa qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi realizada a partir da aplicação de questionário de entrevista. Resultados e Discussão: Concluímos que a produção nacional de jogos eletrônicos por desenvolvedores independentes está em ascensão, mais ainda é preciso progresso nas estratégias comerciais para a venda dos produtos e visão de marketing para o melhor posicionamento dos estúdios no mercado nacional. Também apresenta o histórico dos jogos digitais no Brasil e a evolução dos games brasileiros no mercado internacional.