O Material de Apoio Curricular Para a Educação Física do Estado de São Paulo Segundo as Tipologias dos Conteúdos

Por: , Wagner Santos e Yuri Márcio e Silva Lopes.

Movimento - v.23 - n.3 - 2017

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Resumo

O modo como as dimensões dos conteúdos são tratadas em materiais de apoio ao currículo ainda não foi suficientemente analisado. O objetivo deste trabalho foi analisar o conteúdo nos cadernos do professor para o ensino médio do estado de São Paulo para a disciplina Educação Física em relação aos aspectos conceituais, procedimentais e, em especial, aos atitudinais. Apenas 50% dos conteúdos apresentaram integralidade entre as diferentes dimensões tipológicas. Além disso, 51,1% dos conteúdos apresentaram integralidade entre as subcategorias no âmbito atitudinal. O material curricular apresenta propostas didáticas importantes que extrapolam os limites do ensino na dimensão técnico-instrumental. Porém, os objetivos atitudinais precisam ser mais bem explicitados e, em algumas unidades didáticas, as abordagens dos conteúdos atitudinais apresentam limites em relação aos requisitos necessários da aprendizagem significativa.

Endereço: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/62988

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