O Medo Pré-competitivo em Esportistas do Taekwondo

Por: Ana Kariny Cabral Araújo, Ellen Catherine Felix de Souza, Emerson Dias Batista, Gustavo Henrique Gonçalves e Silva, Iara dos Santos Barbosa da Silva, Lívia Fernandes de Queiroz e Raphael Moura Rolim.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.25 - n.1 - 2020

Send to Kindle


Resumo

Este texto apresenta uma discussão sobre o impacto emocional do medo proveniente de diversos fatores externos e internos em esportistas de taekwondo, e como interfere negativamente no desempenho do atleta em situações pré-competitivas. A pesquisa é do tipo ex-post-facto e o instrumento utilizado para coleta de dados foi o “Test de los miedos del futebolista” (ROFFÉ, 2004), tendo como objetivo central identificar qual o tipo de medo mais frequente. O meio utilizado de aplicação foi um formulário adaptado do Google Drive® e enviado via Facebook®. Para isso, utilizamos uma amostra de 16 esportistas, homens e mulheres, com faixa etária de 18 a 43 anos e tempo de prática de 1 a 15 anos.  Partindo desse propósito, apresentaram-se os tipos de medos conhecidos e buscou identificar qual deles é mais comum entre os atletas dessa modalidade. Após essa análise, é possível verificar os motivos que levam ao surgimento dessa emoção e, então, partir para uma orientação técnica e psicológica adequada para tensões relacionadas aos aspectos discutidos.

Endereço: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/1333

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.