O Mercado de Trabalho em Educação Física: Visão dos Graduandos da Unesp/RC

Por: Afonso Machado e Ricardo Spadotto.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Formação profissional esteve e estará ligada ao mercado de trabalho pois é no momento de aplicação do conhecimento adquirido, que veremos se as propostas da universidade estão sendo implementadas adequadamente. O presente estudo tem objetivo de identificar nos Formandosde 1999 (Bacharéis e Licenciados em Educação Física) e perspectivas em relação ao mercado de Trabalho, tendo por base a formação curricular. Metodologicamente adotouse pesquisa descritiva, utilizando-se de questionário aberto acerca da formação profissionale expectativas que os Formandos de 1999 da UNESP/ RC, do curso de Educação Física, têm em relação ao mercado de trabalho. Foram selecionados 37 sujeitos, de ambos os cursos, em condições de se graduar em 1999. Os resultados demonstraram que os alunos Licenciandos em Educação Física acreditam que disciplinas didáticas é que diferenciam seu curso do curso de Bacharelado; no que diz respeito aos principais aspectos, podem ser melhorados na formação, os bacharelandos afirmam que uma maior relação com a prática (estágios) traria para o próprio aluno maior consistência no momento de atuar; quando questionados sobre a real condição de se inserir no mercado ambos (Bacharéis e Licenciados) não sentem-se em condições de exercer algo específico e 21,7% acreditam que podem atuar em qualquer área, nos permite concluir que infelizmente quase metade dos alunos entrevistados não se sente totalmente a vontade para atuar profissionalmente, e que muitos são os indícios para tanto: desde a mudança da grade curricularaté o descrédito de alguns docentes da Instituição diante dos alunos.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.