O Método de Intervenção Personalizada On-line Aplicado à Promoção da Atividade Física

Por: Guillaume Sirois e Marcos Abaide Balbinotti.

Psicologia do Esporte, Desenvolvimento Humano e Tecnologias: o Que e Como Estudar.

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Resumo

O campo da promoção da saúde pode trazer algum alívio para melhorar a saúde das populações. Os ganhos potenciais são grandes considerando a baixa proporção de pessoas fisicamente ativas e seu peso econômico desta inatividade frente ao sistema de saúde. Para conseguir isso, uma série de campanhas para promover a atividade física tem surgido, incluindo ParticipACTION, no Canadá, que se concentra em publicidade e relações públicas (BAUMAN; CAVILL; BRAWLEY, 2009). Espera-se que muitas outras campanhas de promoção da atividade física sejam implementadas para tentar reduzir o sedentarismo da população. Embora o número de campanhas de promoção da saúde possa aumentar, possíveis melhorias podem resultar principalmente de uma melhor compreensão dos seus efeitos e mecanismos para facilitar a mudança de comportamento. Uma voz projetada para melhorar a eficácia dessas campanhas é a personalização da comunicação.
A personalização da comunicação em saúde reside na transmissão de uma ou mais mensagens com base em características pessoais da pessoa que a recebe por meio de comunicação como a internet, software, e-mail, telefone etc. A meta-análise de estudos mostrou que este tipo de mensagens de saúde é mais eficaz do que mensagens genéricas (não personalizado, dirigido ao público em geral) (NOAR; BENAC; HARRIS, 2007). Esta observação também é encontrada em uma revisão sistemática de abordagens utilizadas para promover a atividade física (LATIMER; BRAWLEY; BASSETT, 2010).

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