O MMA Como Produto de Entretenimento no Lazer Midiatizado

Por: Ana Maria da Silva Rodrigues e Eugênio Rego.

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

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Resumo

O MMA (Artes Marciais Mistas) popularizou-se produto midiático de sucesso no Brasil depois que a TV Globo passou a exibir as lutas do esporte em canal aberto, atendendo à demanda dos telespectadores por este tipo de esporte como entretenimento midiatizado. O objetivo desse artigo é analisar as implicações que levaram a maior emissora de televisão do país a transformar um esporte de combate considerado violento em produto de lazer televisivo. Abordamos também neste trabalho a contensão da violência pelo esporte e como este assumiu características da sociedade moderna transformando-se em celebração, escape e espetáculo ao longo das décadas. Discutimos ainda as razões pelas quais o público consome produtos televisivos supostamente produzidos para atender às suas necessidades, desejos e vontades. 

Endereço: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/

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