Resumo

1. Escrevo estas notas com o propósito principal de animar a discussãoe para esclarecer minhas próprias dúvidas que, no entanto, creio seremcompartilhadas em algum grau pelos colegas do Programa de Pós-graduaçãoem Desenvolvimento Local da UNISUAM.2. Partilho a convicção de que o papel da universidade, no campo dapesquisa, não pode ser apenas o de gerar conhecimentos que tomam a formade artigos científicos, que esperamos se tornem benefícios econômicos esociais no jogo de mercado ou na apropriação pelas políticas públicas. Tal tipode confiança que inspirou e legitimou a produção científica durante pelo menosdois séculos está hoje em franco declínio. Penso que o modelo de políticacientífica e de formação da “massa crítica de pesquisadores”, inspirado nomodelo da transferência automática declinou. O modelo foi arquitetado edesenvolvido, mediante o CNPq e a CAPES, enquanto atores políticoinstitucionaiscentrais após ter atingido seus objetivos e prestado serviçosinestimáveis está em processo de esgotamento. Portanto, não me situo comocrítico do realizado no passado, apenas pretendo insinuar que deveremoscomeçar a produzir reorientações no presente para condições em algum graudiferentes. Enfatizo a noção de grau, pois penso que tanto temos continuidadesquanto mudanças, em isso que combinamos em chamar de história.

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