O Nadar Como Uma Opção de Lazer na Terceira Idade

Por: Juliana Fernandes Clemente e Patrícia Reyes de Campos.

XI ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

Dentro do projeto de extensão "Aprender a Nadar" ministramos aulas de natação para idosos, tendo como objetivo específico a sociabilização, adquirindo cada um a sua identidade e assim despertando para o espírito de solidariedade entre eles. Para isso usamos de momentos agradáveis e divertidos através de atividades lúdicas, dinâmicas de grupo e jogos. Também visamos o desenvolvimento social e pessoal, respeitando limitações e dando autonomia para que seja explorado os níveis crítico e criativo. Entendemos o envelhecimento como um processo dinâmico e progressivo de modificações através do tempo, levando a uma crescente inadaptação do indivíduo ao meio; sabemos que isso é inevitável mas pode-se escolher de que maneira quer que isso aconteça. O nadar neste estudo, foi entendido como um instrumento utilizado para uma conscientização da melhoria na qualidade de vida. Refere-se a um estudo de caso, realizado de forma qualitativa, numa combinação de pesquisa bibliográfica e de campo. Para a pesquisa de
campo as técnicas de coleta foram a observação participante e o questionário. Notamos como principal resultado do grupo a motivação e o prazer de estar inserido no mesmo, acarretando uma baixa evasão, assim como o desenvolvimento de atividades paralelas, como festas e o interesse pela leitura. Concluímos que um trabalho direcionado para essa faixa etária, levando em conta que esses valores sã.o de suma importância para a sociedade pós-moderna, faz com que o lazer tome um caráter existencial e de enriquecimento social. Portanto, acreditamos na importância de se dar vida aos anos e não acrescentar anos a vida.

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.