Resumo

As inquietações com relação à escola de tempo integral surgem ao deparar-se com a realidade de um sistema educacional que visualiza a ampliação do tempo escolar como uma possibilidade de melhor assistência educacional para as crianças, adolescentes e jovens do Brasil. Porém nos deparamos com a realidade de um modelo de escola com dificuldade de materializar e efetivar práticas pedagógicas. Para pensar a escola de tempo integral não se pode olhar de maneira fragmentada, mas considerar todas as referências que a constitui, articulando o fazer pedagógica ao currículo e ao projeto pedagógico da escola, servindo de orientação para todos as práticas no espaço escolar, entre elas a Educação Física. , Partindo desse contexto, Esta pesquisa defende a seguinte tese: a Educação Física esteve presente nas escolas de tempo integral do Brasil por perspectivas unirreferenciais, mas para o atual contexto educacional se faz necessário um olhar multirreferencial para organizar sua prática pedagógica. A escolha da multirreferencialidade como base teórica se dá devido à necessidade de um olhar múltiplo na atual sociedade globalizada em que está constantemente implicada. Diante dessa realidade, a multirreferencialidade se apresenta como uma perspectiva viável para fundamentar a análise em torno dos fenômenos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, sendo caracterizado como de caso único incorporado. A Educação Física na escola de tempo integral no Brasil foi o fenômeno definido como caso; como unidades de análise foram definidas as experiências das escolas Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro (CECR), o Centro Integrado de Educação Popular (CIEP) como referências na história de escola de tempo integral no país, e o Colégio Marie Jost como experiência mais atual de escola de tempo integral no estado do Rio Grande do Norte (RN). Utilizamos como fonte de evidência a bibliografia para um levantamento histórico das duas primeiras experiências e observação direta, e a entrevista, realizada junto a dois professores de Educação Física, para a descrição da terceira. Diante do discutido e investigado nesta pesquisa, identificamos que aEducação Física esteve presente nas escolas de tempo integral do Brasil, todavia com as mudanças sociais de um mundo globalizado, foi requerendo a apropriação de novas referências. O lugar da Educação Física na escola de tempo integral parte do reconhecimento da escola como um espaço dinamizado por seres corporais que se utilizam da corporeidade como linguagem, estando comprometida com uma prática pedagógica de referências diversas que compreenda o corpo em sua totalidade. Acreditamos que os princípios teóricos da multirreferencialidade pode sustentar a prática pedagógica da Educação Física, legitimando sua presença na escola de tempo integral.

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