Resumo

Introdução: A auto-estima pode ser entendida como uma sensação
fundamental de eficácia e um sentido inerente de mérito, ou uma interação
da confiança com o respeito próprio (BRANDEN, 1993). Devido a sua relação
com diversos outros fatores como desempenho escolar, comportamento e
facilidade na aprendizagem (STANLEY, DAÍ & NOLAN, 1997), a auto-estima
se tornou um fator muito importante na avaliação de projetos sociais. O
objetivo deste etudo, foi descrever os níveis de auto-estima de crianças
participantes do projeto Centro Rexona Ades de Voleibol (CRAV) do
Instituto Compartilhar. Material e Métodos: A amostra foi constituída de
1172 crianças, de ambos os sexos, de 22 cidades do estado do Paraná,
alunos do CRAV, com média de idade de 14,35 anos e d.p.=5,68 anos. O
instrumento utilizado para a coleta de dados foi o Coopersmith Self-Esteem
Inventory Short Form (COOPERSMITH, 1969). Os dados foram tratados com
estatística descritiva, com média, desvio padrão e distribuição de freqüência.
Resultados e Conclusão: A descrição da variável demonstrou que em valores
médios, os alunos se encontravam em níveis de auto-estima considerados
normais (x=63,37%). Na distribuição de freqüência 45,9% dos alunos se
encontravam em níveis considerados normais (entre 56%-75%) e 26,5%
em níveis considerados elevados (entre 76%-100%). Pode-se concluir que
as crianças participantes do CRAV, apresentam bons resultados quanto à
auto-estima o que pode estar ligado a metodologia de ensino adotada neste
projeto. Sugerem-se novos estudos envolvendo outras variáveis.

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