O Nível de Condicionamento Físico Afeta a Magnitude da Carga Interna de Treinamento em Jovens Jogadores de Basquetebol

Por: A. F. S. de Arruda, Alexandre Moreira, C. G. Freitas, , Paula Regina Pereira Marcelino e R. de Oliveira.

Revista Andaluza de Medicina Del Deporte - v.6 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Objetivo. O objetivo do estudo foi investigar a influência da capacidade de desempenhar sucessivos esforços de alta intensidade (CDEAI) na resposta da carga interna de treinamento (CIT) em jovens jogadores de basquetebol.Método. Doze jogadores de basquetebol fizeram parte da investigação (18,6 ± 0,5 anos, 192 ± 6,5 cm e 88,8 ± 14,5 kg). O estudo foi realizado em quatro semanas consecutivas de treinamento. As duas primeiras semanas pertencentes ao período preparatório (PP) e as duas últimas ao período competitivo (PC). O método da Percepção Subjetiva de Esforço da sessão (PSE da sessão) foi utilizado para quantificar a carga interna de treinamento (CIT) em todas as sessões de treinamento. Antes (Pre) e após (Pós) o período experimental de 4 semanas, os atletas realizaram o teste de Yo-Yo (Intermittnet Endurance test Level 2; Yo-Yo IE2). Para a análise dos dados se utilizou o coeficiente de correlação de Pearson (Yo-Yo IE2 [Pre e Pós] x CIT [Geral (PP e PC), PP e PC])(P < 0,05).Resultados. Correlações negativas, classificadas como "muito grande" entre os resultados do Yo-Yo IE2 Pre e CIT no PP (r = -0,81), PC (r = -0,72) e para o período como todo (Geral) (PP e PC) (r = -0,80), foram observadas. Correlação classificada como "muito grande" foi observada entre o desempenho no Yo-Yo IE2 Pós e a CIT durante o PP (r = -0,83), grande para o PC (r = -0,66) e muito grande para o Geral (r = -0,78).Conclusão. Os resultados do presente estudo sugerem a existência de uma forte correlação entre a CDEAI e CIT, indicando assim, a importância de se adotar um monitoramento integrado dessas variáveis, objetivando o ajuste regular da carga de treinamento.

Endereço: http://www.elsevier.es/es-revista-revista-andaluza-medicina-del-deporte-284-articulo-o-nivel-condicionamento-fisico-afeta-90210183

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.