O Objeto de Estudo da Ciência da Motricidade Humana (cmh): Uma Possibilidade de Interpretação

Por: Daisy R. V. Pinheiro e .

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

Para que a motricidade humana possa ser considerada como ciência, ou enfocada num prisma epistemológico, há necessidade que isso ocorra em torno de algumas exigências básicas como, por exemplo, possuir umobjeto de estudo, uma matriz teórica,umamatriz disciplinar, umcorpode disciplinas, um método de estudo e uma estrutura léxica. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo restrito ou de exclusivamente, abordar as questões relacionadas com o objeto de estudo e, como as mesmas são muito complexas por terem como destaque especial o Homem, optou-se por caracterizar tal abordagem como sendo uma possibilidade de interpretação, tendo-se utilizado a pesquisa bibliográfica como metodologia do trabalho. Entretanto, para que o termo objeto não possa ser interpretado como uma "coisificação" do Ser do Homem, torna-se indispensável alguns esclarecimentos. Um desses esclarecimentos diz respeito à possibilidade de haver duas linhas de interpretações em tornodesse objeto de estudo que, muito embora possam ser interpretadas isoladamente uma da outra, na realidade formam uma síntese complementar. Um exemplo da síntese complementar das duas linhas de interpretação comentadas, pode ser representado em CMH peloestudo do Homem como binômio energético corpo/ mente, não só como objeto natural (físico e psíquico) explicado fenomenicamente, mas também como objeto cultural compreendido fenomenologicamente. Concluindo, acreditamos ser possível, verificar, analisar, interpretare classificarseus movimentos, segundo a área de atuação profissional, dentro da complexa interação entre esse contínuo-energético e os sistemas eco-bio-fisico-psico-sociais, por considerar esses movimentos condutas motoras intencionais, compreendendo-se que, por trás de um movimento, sempre há uma intencionalidade de consciência.

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