Resumo


Introdução: as metodologias ativas são percebidas como estratégias inovadoras de ensino, em que o foco é a participação do aluno na construção de seu conhecimento. Objetivo: analisar a visão de professores do Ensino Superior em EF a respeito do conhecimento, formação e utilização das metodologias de ensino ativas. Métodos: Optou-se pelo estudo de campo descritivo, com abordagens quantitativa e qualitativa. Foram analisados 13 (treze) professores universitários de instituições públicas e privadas de um município do interior do Paraná, por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Resultados: notamos que os docentes compreendem as metodologias ativas e a maioria (n=8) possui algum tipo de formação a respeito. Em relação à utilização das metodologias ativas, a maioria dos docentes (n=11) afirmou fazer uso em sala de aula. Conclusão: os professores compreendem, possuem algum tipo de formação e fazem uso de tais estratégias. Esta pesquisa possibilitou ampliar o olhar para a formação profissional em EF, a partir da análise de estratégias inovadoras de ensino, como as metodologias ativas.

Acessar