Resumo

Em um mundo cada vez mais visual, a com a “virada visual” agora encontrada em uma variedade cada vez maior de disciplinas, há a necessidade de uma exploração mais sistemática e efetiva de materiais visuais por historiadores do esporte. O artigo se inicia com a análise de algumas das crescentes ligações entre abordagens visuais e a história do esporte. Ele examina brevemente parte da literatura emergente nesse campo em desenvolvimento e explora algumas das primeiras revoluções iconográficas que exploraram imagens no esporte, fornecendo, no processo, um arquivo histórico mais substancial e abrangente de diferentes fontes visuais que aguardam exploração mais completa, sistemática e crítica do que a atual. A segunda metade do trabalho revê algumas das abordagens e metodologias atuais que podem ser aplicadas, incluindo a análise contextual, teoria psicológica e do olhar, iconologia, semiologia e a desconstrução. É dada particular atenção às noções do “olhar esportivo”, uma abordagem fundamentada parcialmente em teorias de recepção, baseada em como observadores respondem efetivamente a fontes visuais, mas também, com maior importância, que demonstra como as teorias do olhar de Jean Lacan, Michel Foucault e Laura Mulvey podem ser aplicadas aos materiais esportivos visuais históricos.

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