O Olhar Estrangeiro Sobre a Cerimônia de Abertura da Copa da Fifa de 2014 no Brasil: o Entendimento das Marcas Culturais e Identitárias Brasileiras

Por: Paula Regina Puhl.

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O artigo tem como objetivo analisar reportagens publicadas disponibilizadas online por países estrangeiros, no dia doze de junho de 2014 a respeito da cerimônia de abertura da Copa do Mundo da FIFA realizada no Brasil no mesmo ano. O critério de escolha dos periódicos foi definido a partir dos países participantes da competição, que tivessem como idioma espanhol ou inglês. A trajetória metodológica foi orientada pela técnica da análise de conteúdo, segundo Bardin (2002), caracterizando o estudo como uma pesquisa qualitativa, baseada em fontes bibliográficas e documentais. Com a análise dessas matérias é possível inferir que os olhares estrangeiros reforçaram algumas ideias generalistas sobre o que se entende como cultura e identidade brasileira. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.