O Olhar Político Para o Futebol em Seu Período de Profissionalização: Um Estudo Comparado dos Casos do Brasil (1933-1941) e da Colômbia (1948-1954)

Por: Eduardo de Souza Gomes.

Podium Sport, Leisure And Tourism Review - v.5 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho tem por objetivo a investigação dos processos de profissionalização do futebol ocorridos no Brasil (1933-1941) e na Colômbia (1948-1954), assim como seus efeitos políticos e sociais em cada caso. Tendo em vista que esses processos ocorreram em importantes momentos políticos, tanto no Brasil quanto na Colômbia, entender os usos do futebol e do esporte pelos governos do período é um fértil caminho para se compreender os países que aqui são estudados.  Assim, buscaremos demonstrar que as relações entre esporte e política nos períodos analisados, foram fundamentais no processo de popularização do futebol nos dois países, de forma que o consolidasse como sinônimo de identidade para brasileiros e colombianos.

Endereço: http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/143

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.