Resumo

Na sociedade contemporânea, a maioria dos jogos tradicionais que fizeram parte do cotidiano de várias gerações de crianças está desaparecendo devido ao advento da internet, brinquedos industrializados, televisão e outras tecnologias e até mesmo à rotina de trabalho diário. Surgiram novas formas de brincar, mas ainda é comum observarmos muitas pessoas adultas relembrando seus tempos de infância empinando papagaio em seu tempo livre. O papagaio de papel (pipa) é um brinquedo que luta por uma sobrevivência na cultura de cada cidade e vai se adaptando às novas tecnologias através de linhas e aerodinâmica mais elaboradas. Por causar problemas sociais, dentre eles danos pelo cerol, sua prática na contemporaneidade vem sendo ameaçada e vista de maneira estigmatizada, portanto deve ser praticado com responsabilidade e espaço adequado. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivos: Investigar o papagaio de papel enquanto elemento presente no lazer do adulto em Manaus-AM ressaltando a importância de ser preservado; Traçar o perfil socioeconômico dos empinadores de papagaio de papel; Identificar os motivos pelos quais empinam papagaio de papel; Apontar os mecanismos que fortalecem a prática deste através de gerações, caracterizando-o como patrimônio cultural. Esta pesquisa está sendo realizada em um bairro de Manaus-AM e encontra-se em fase de coleta de dados da qual já foram realizadas as entrevistas e os dados estão sendo tabulados para posteriormente gerarmos gráficos para análise e interpretação dos resultados. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa que tem como instrumentos a observação participante e entrevista semi-estruturada envolvendo uma amostra de 30 pessoas com idade a partir de 18 anos que frequentam o local da pesquisa e estão diretamente relacionadas à prática do Papagaio de Papel, seja como empinadores ou vendedores abordados aleatoriamente. Com os objetivos alcançados poderemos contribuir para a afirmação do papagaio de papel no que diz respeito à sua preservação e caracterização enquanto instrumento de lazer que faz parte não só da cultura manauara