O Papel da Atividade Física na Prevenção e no Controle do Stress Negativo: Um Enfoque Integrado Para a Promoção da Saúde

Por: Ana Cristina Rodrigues Mendes e Helio José Bastos Carneiro de Campos.

Revista Baiana de Educação Física - v.7 - n.1 - 2006

Send to Kindle


Resumo

A saúde é definida como o completo bem-estar biopsicossocial do ser humano. Neste contexto, o chamado distress ou stress negativo deve ser encarado como um desequilíbrio psicossomático, que pode levar a complicações de ordem física, emocional, psicológica, dentre outras. Este artigo tem o objetivo de abordar e enfatizar o papel da atividade física e seus benefícios como fatores preventivos do stress negativo dentro de uma concepção humanista a partir de uma visão integrada acerca do ser humano, enfatizando suas características, sua dinâmica social e seu papel no contexto da saúde ou da doença. Pretende ainda abordar, sob a ótica de vários autores, os diversos efeitos do exercício físico na redução da fadiga física e emocional, na preservação da saúde e melhoria da qualidade de vida.
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.