O Papel da Competição Infantil de Tênis no Desenvolvimento dos Fundamentos Técnico-táticos Básicos

Por: , Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Gabriel Henrique Treter Gonçalves, Roberto Tierling Klering e Rodrigo Vieira Bulso.

Conexões - v.14 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

No ano de 2012, a Federação Internacional de Tênis alterou o modelo competitivo infantil de tênis, dividindo-o em três categorias etárias: ''até 8 anos'', ''9 anos'' e ''10 anos''. Cada categoria passou a ter adequações específicas em relação ao modelo competitivo anterior. Neste caminho, o estudo buscou responder a seguinte questão norteadora: as modificações realizadas no modelo competitivo infantil de tênis estão de acordo com os objetivos de formação dos fundamentos técnico-táticos básicos do tênis infantil? Foram entrevistados onze treinadores (sete mulheres e quatro homens) de tênis de clubes e academias de tênis da cidade de Porto Alegre, RS – Brasil, com experiência no ensino do tênis infantil. Os resultados indicam uma relevante melhora no desenvolvimento dos conteúdos técnico-táticos básicos do tênis em relação ao modelo competitivo anterior. No entanto, alguns ajustes ainda são sugeridos pelos treinadores, principalmente para as categorias “até 8 anos” e “10 anos”.

Endereço: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8646012

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.