O Papel da Mídia na Construção das Identidades Futebolísticas Contemporâneas

Por: Bianca Alvin de Andrade Silveira.

XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O artigo analisa o futebol sob a ótica do conceito contemporâneo de identidade, a partir de uma leitura baseada nos Estudos Culturais. O estudo se utiliza de referencial teórico sobre identidade (considerada fenômeno simbólico que emerge como construção social da realidade e é efetivada na vida cotidiana) para discutir o processo de constituição das identidades futebolísticas. As relações entre a identidade e o consumo (inclusive aquele relativo ao futebol), num contexto de globalização e de consolidação de redes virtuais de comunicação, acabam por se constituir em variávelchave para a compreensão dos significados identitários também de questões esportivas.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.