Resumo

A motivação é um elemento fundamental para a prática de atividade física e o sentimento de satisfação com a vida. Contudo, pouco se sabe sobre o papel dessas variáveis ​​psicológicas no estilo de vida dos estudantes universitários chilenos. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a satisfação com a vida e as regulações da motivação, e comparar tais variáveis ​​por nível de atividade física e comportamento sedentário de estudantes universitários. A amostra foi composta por 95 estudantes universitários chilenos (63,2% mulheres), com idade média de 20,92 ± 1,98 anos. Os instrumentos foram o IPAQ, a Escala de Satisfação com a Vida e o Questionário de Regulação Comportamental no Exercício. Medidas descritivas, coeficiente de correlação de Pearson e testes t de Student foram utilizados para análise dos dados. Os resultados revelaram correlações positivas e significativas entre satisfação com a vida e regulação intrínseca (r = 0,44), integrada (r = 0,38) e identificada (r = 0,41). Alunos com altos níveis de atividade física obtiveram pontuações mais altas em regulação intrínseca, integrada e identificada. Aqueles que relataram baixo comportamento sedentário apresentaram maior regulação identificada. Portanto, sugere-se que a regulação motivacional dos estudantes pode diferir em algumas dimensões, uma vez que aqueles com níveis mais elevados de atividade física apresentam uma regulação motivacional mais adaptativa. A regulação identificada também parece desempenhar um papel importante na diminuição do comportamento sedentário.

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