O Papel da Participação Esportiva e do índice de Massa Corporal na Predição da Competência Motora de Crianças em Idade Escolar

Por: Francielle Cheuczuk, Francielle Rocha, José Luiz Lopes Vieira, Luciana Ferreira, Pâmela Norraila da Silva, Priscila Martins Caçola, Raquel Nichele de Chaves e Romulo Araújo Fernandez.

Revista da Educação Física - UEM - v.30 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre Participação Esportiva (PE) e Competência Motora (CM) em crianças em idade escolar e avaliar o papel da mediação do Índice de Massa Corporal (IMC) nesta associação. Foram avaliadas 707 crianças (332 meninos, 375 meninas) com idades entre 6 e 10 anos participaram do estudo. A competência motora foi determinada usando o Teste Bruininks-Oseretsky de Proficiência Motora (BOT-2). Os pais foram questionados sobre a SP organizada, categorizada como 1) sem participação, 2) participação parcial e 3) participação consistente, e o IMC foi calculado com base na altura e no peso da criança. Os resultados indicaram diferenças significativas para todos os componentes do CM e escore total para as categorias de PS, todos p <0,05, com resultados mais altos para a participação consistente nos esportes. Para o IMC, ocorreram diferenças significativas em todos os componentes, com exceção do controle manual e da coordenação manual. Nossos achados mostraram que a SP estava associada à CM, e o IMC não foi um fator importante nessas relações. No entanto, uma pequena mediação do IMC foi encontrada, mas apenas para crianças obesas. Concluímos que a participação esportiva desempenha um papel relevante no desenvolvimento da competência motora em crianças em idade escolar, e essa associação, em geral, não é mediada pelo status de peso

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/46444

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.