O Papel da Disciplina Educação Física no Processo de Inclusão de Alunos Provindos das Camadas Populares no Espaço Escolar.

Por: .

133 páginas. 2005

Send to Kindle


.Resumo

Este estudo examina o potencial da disciplina Educação Física para promover a ,inclusão escolar de alunos provindos das camadas populares na escola periférica EMEF ,Ricardo C.C. Monteiro e popularmente apelidada como CAIC do Vale do Sol, por estar ,localizada no bairro cujo nome é Vale do Sol em Araraquara- SP. A partir de entrevistas com agentes envolvidos na instituição, levantaram-se os ,dados que comprovam a importância da disciplina Educação Física e do Projeto ,SEMEAR como estratégias de manutenção da permanência do discente no espaço escolar ,e as conseqüências positivas dessa inclusão. Por tratar-se de uma pesquisa de caráter sociológico, foi utilizado dos estudos de ,Pierre Bourdieu e colaboradores, onde suas categorias de análise sociológica garantem o ,suporte necessário para verificar a reestruturação do habitus primário dos alunosadquirido no seio familiar em habitus cultivado pela escola, para que haja a aceitação dos ,códigos simbólicos impostos pela instituição escolar e legitimados pela sociedade. Fica, portanto, subliminar nesta pesquisa a relevância dos conteúdos específicos ,da área e que, com os depoimentos dos alunos pode-se constatar que são bem trabalhados ,pelos professores de Educação Física, tornando-se ferramentas importantes na ,sistematização desse processo de inclusão. Conclui-se que, a Educação Física; disciplina obrigatória do currículo escolardesempenha um papel fundamental nesta instituição escolar e principalmente para estas ,famílias pertencentes a esta fração de classe que, consciente ou inconscientemente ,atribuem a ela(Educação Física), a longevidade do percurso escolar de sua prolevislumbrando assim uma melhor qualidade de vida.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2522&listaDetalhes%5B%5D=2522&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.