O Papel do Planejamento Pedagógico Participativo no Desenvolvimento do Programa Segundo Tempo

Por: , Ana Luiza Barbosa Anversa, Camila Rinaldi Bisconsini, Claudio Kravchychyn, e Franklin Castillo Retamal.

Coleção Pesquisa em Educação Física - v.16 - n.2 - 2017

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.Resumo

O artigo teve por objetivo analisar o papel do planejamento pedagógico no desenvolvimento do Programa Segundo Tempo. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa descritiva documental junto à legislação que trata do esporte educacional brasileiro e as diretrizes do Programa. Verificou-se que o planejamento pedagógico se coloca nesse processo como uma ação participativa, reflexiva e necessária para a concretização das mudanças sociais almejadas, proporcionando às crianças e aos jovens beneficiados o acesso às práticas corporais dentro dos preceitos do esporte educacional, que norteiam a proposta pedagógica e estrutural do Programa. Nesse processo, destacam-se a capacitação e formação continuada dos profissionais e monitores, bem como a assessoria e avaliação das ações pedagógicas desenvolvidas no cotidiano dos núcleos de desenvolvimento das atividades.

Endereço: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/1322

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