Resumo

Este trabalho visa refletir sobre o papel do professor frente à questão do brincar e a sua importância para a aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 04 (quatro) a 06 (seis) anos. Para tanto, buscou-se, inicialmente, um parâmetro conceitual e teórico sobre a importância do brincar para dois renomados autores: Vygotsky e Piaget. Logo após, investigou-se a relevância dos brinquedos e jogos lúdicos no contexto do brincar para essas crianças, e identificou-se os brinquedos e brincadeiras com maior incidência de utilização pelos profissionais e pelos educandos. Além disso, fez-se considerações a respeito da brinquedoteca. Para finalizar essa primeira parte da pesquisa, foi destacado o papel do professor frente à questão do brincar e a sua função na aprendizagem e desenvolvimento dos educandos. Diante desse contexto, uma questão se tornou presente: como o professor de educação infantil lida com a questão do brincar em seu cotidiano, e qual a sua importância para o processo de aprendizagem e desenvolvimento dessas crianças? Para responder essa inquietação, apresentamos como objetivos: identificar como o professor de educação infantil inclui o brincar em seu planejamento diário e qual sua concepção de brincar; observar crianças desta faixa etária em momentos de brincadeiras e registrar as brincadeiras preferidas. O método utilizado para desvendar a questão acima foi a observação e um questionário respondido por professores que atuam na educação infantil, especificamente com crianças de 04 (quatro) a 06 (seis) anos. A conclusão que chegamos é que todo professor deve incluir o brincar em seu planejamento diário e, antes de mais nada, monitorar-se para que os jogos e brincadeiras efetivamente façam parte do cotidiano das crianças, uma vez que são eles um dos principais meios para a aprendizagem, desenvolvimento e formação de caráter desses futuros cidadãos

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