Resumo

A presente investigação parte de duas questões: a) Como o perfil decisional pré- interativo dos professores de Educação Física evolui nos primeiros anos de desenvolvimento profissional? e b) Como os elementos de contexto do desenvolvimento do professor influenciam o processo de automatização das decisões pré-interativas e interativas de ensino, após quatro anos de exercício profissional? Para responder a estas questões o escopo da investigação pauta-se no seguinte quadro teórico: a) paradigma Pensamento e Ação do Professor (Clark & Peterson, 1986); b) Psicologia Histórico Cultural (Vygotsky, 1989); c) Teoria da Atividade (Leontiev, 1978) e; d) Teorias do Desenvolvimento Profissional (Day, 2001). É uma investigação longitudinal, comparando dois momentos do percurso profissional de 18 professores de Educação Física: como estagiários em 2006 e como professores em 2010, e pode ser classificada como: a) Interpretativa (qualitativa e quantitativa); b) De Casos Múltiplos; c) Etnográfica (observacional, descritiva e analítica) e d) Longitudinal Simples Retrospectivo (comparativa). Utilizou-se abordagens qualitativas e quantitativas e a triangulação de dados e de técnicas. Com base na análise dos resultados conclui-se que houve uma evolução no perfil decisional destes professores quanto ao controle e gestão da aula, também demonstraram uma maturidade no processo de automatização do repertório de proposições didáticas para lidar com a imprevisibilidade do cotidiano de ensino. Também constatou que suas rotinas de planejamento apresentam uma estrutura básica de aula, oriunda de sua aprendizagem e experiência na formação inicial. Estas características no perfil decisional destes professores justificam-se pela experiência profissional adquirida, pelas rotinas de planejamento e de ensino automatizadas e pelo senso de responsabilidade com a formação dos alunos. 

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