Resumo

O Personal Training tem sido uma das metodologias de atividades físicas mais polêmicas da última década. Nesse sentido, formulou-se este estudo, tendo como objetivo: (a) Levantar as características pessoais de Personal Trainers; (b) Identificar a formação técnica à atividade do Personal Trainer; (c) Levantar as expectativas dos usuários de programas de Personal Training; (d) Analisar as ações do Personal Trainer em relação ao Manifesto Mundial da Educação Física FIEP/2000. Na pesquisa, além de fazer uma passagem no Manifesto Mundial da Educação Física FIEP/2000, levantou-se a literatura existente sobre: a interatuação do Condicionamento Físico e Saúde, Qualidade de Vida, a Relação entre a Estética e a Atividade Física e a Individualidade Biológica, no sentido de propiciar os fundamentos necessários para o desenvolvimento da mesma. Com uma amostra de 32 Personal Trainers e 40 usuários de Personal Training aplicou-se questionários validados por professores-validadores de reconhecido valor na comunidade científica da Educação Física. Após tratamento estatístico, no qual as incidências nas respostas foram analisadas, chegou-se às conclusões da dissertação. Nesta, verificou-se um conflito de expectativas entre Personal Trainers e usuários referentes à priorização da estética pelos usuários e da melhora da qualidade de vida pelos profissionais entrevistados. O estudo ainda propôs recomendações para possíveis adequações para os programas de Personal Training ao concluir que o Personal Training, se for desenvolvido numa relação Personal Trainer-aluno harmoniosa, poderá contribuir para que os seus usuários tenham um crescimento de possibilidades para uma qualidade de vida desejável, mesmo numa sociedade complexa como a atual. O tema do estudo: O Perfil do Personal Trainer na Perspectiva de um Treinamento Físico Orientado para Saúde, Estética e Esporte pode ser inserido na CMH, na área temática da Cultura e Corporeidade, seguindo a linha de pesquisa de Análise Sócio-Cultural da Corporeidade e do Esporte, por abordar a conduta motora ou comportamento motor do homem como ser compreendido fenomenologicamente enquanto profissional de Educação Física e atuante como Personal Trainer (objeto sócio-cultural). Inserido no contexto acadêmico da Educação Física, o tema proposto tem como objeto teórico e prático de estudo a procura do Perfil Profissional do Personal Trainer.

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