Resumo

A educação brasileira tem sido alvo de grandes inquietações nos últimos anos, essas, por sua vez, levam o Governo Brasileiro a criar políticas públicas educacionais que venham a elevar a qualidade da educação no Brasil. Sejam essas políticas públicas por uma necessidade real da população ou para atender a acordos internacionais. Dentre as políticas implantadas, surge o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, vindo a ofertar bolsas para os estudantes dos cursos de licenciaturas das Instituições de Ensino Superior – IES. Ao mesmo tempo em que procura por meio dos bolsistas, contribuir para elevação da qualidade de ensino, propondo novas dinâmicas de ensino e, consequentemente, elevando o IDEB. Neste cenário, a UFRPE, tem mais de 200 bolsistas inscritos no programa, entre eles os licenciandos em Educação Física. A partir do novo cenário exposto anteriormente, nós bolsistas PIBID-EF se inserimos na escola por meio de um plano de intervenção pedagógica. Dessa forma, buscamos contribuir minimamente com a escola, mesmo em processo de formação. O presente trabalho, caracterizado no formato de relato de experiência, versa sobre a experiência de intervenção pedagógica enquanto bolsista PIBID, procurando dialogar com as teorias e os elementos necessários a uma prática pedagógica no nível de senso crítico. Além de procurar elementos que norteiem uma prática pedagógica consciente de um compromisso social com a classe majoritária (classe trabalhadora).

Acessar