O Poder de Fogo da Relação Educativa na Mira de Novos e Velhos Prometeus

Por: Claudemir Belintane.

Cadernos Cedes - n.47 - 1998

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Resumo

Resumo: O presente trabalho enfoca a relação educativa no contexto da escola pública das periferias dos centros urbanos, procurando distinguir uma certa indisciplina e até mesmo um certo tipo de violência inerente ao própio entrechoque civilizatório que o ato educativo, em geral, pressupõe, de outro tipo de violência social mais contundente, arredia à escolarização. O autor lança mão de duas experências pessoais vividas em escolas distintas: uma escola de periferia da Grande São Paulo, onde a violência, no interior da escola atinge níveis acima do tolerável, e uma outra escola, tradicional de classe média, na qual também ocorre um certo tipo de violência. Acrescenta ainda ao esquema comparativo algumas reflexões oriundas de um enfoque psicanalítico institucional, procurando demonstrar a conjunção de forças inconscientes na construção do pacto mínimo para o estabelecimento de relações educativas Palavras-chave: Escola, violência, indisciplina, pacto social, relação educativa * Professor de Prática de Ensino da Faculdade de Educação da USP: ex-professor da rede pública e privada de São Paulo -------------------------------------------------------------------------------- The fire power of the educational realtionship as a target of new and old Prometheus Abstract: This paper focuses on the educational realtions in the context of public schools in the poor suburbs of urban centers aiming to identify a certain indiscipline and even a certain kind of violence inherent to the civilizing clash itself that is assumed by the act of education in general, from another kind of social violence more incisive which is a resistant to formal education. The author uses two personal experiences from two different schools: one in the poor outlining areas of Great São Paulo, where violence in the school reaches unbearable levels, another in a traditional middle class school, where a certain kind of violence also occurs. The author also adds some reflections derived from psychoanalytical focus on institutions to this comparative scheme attempting to show the conjunction of subconscious forces in the construction of a minimal pact for establishment of educational relations.

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