Resumo

Este trabalho relata a utilização do portfólio autobiográfico como estratégia formativa no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Presbiteriana Mackenzie na disciplina de Psicologia da Educação II. A experiência fundamenta-se nos conceitos de aprendizagem significativa e de homologia dos processos formativos; nos estudos sobre a construção de saberes docentes e nas pesquisas sobre a utilização das histórias de vida na formação de educadores. Os objetivos do trabalho foram: 1. a aprendizagem significativa dos conteúdos da disciplina; 2. a tomada de consciência das teorias subjetivas dos graduandos; 3. a reflexão sobre o caráter afetivo e existencial da escolha profissional e da construção da carreira docente. O trabalho foi solicitado aos alunos a partir das consignas: contextualizar e descrever as experiências de vida na infância e adolescência que influenciaram a escolha da profissão; descrever a influência dos anos de graduação na história de vida e apontar sonhos e projetos profissionais e pessoais após o término da graduação. Os trabalhos foram lidos e avaliados em conversa pessoal com cada graduando. Os resultados da experiência indicam que a autobiografia contribui a aprendizagem significativa das teorias psicológicas presentes na disciplina e para o resgate da dimensão afetiva dos processos formativos.

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