Resumo

Apresentam-se resultados de uma pesquisa realizada no Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (pie), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Nesse curso se adota o portfólio como procedimento de avaliação. Discutem-se: a) as percepções dos mediadores sobre as reações dos professores-alunos quanto ao uso do portfólio; b) as percepções dos professores-alunos sobre a construção do seu portfólio. Constatou-se que: o portfólio era um procedimento de avaliação anteriormente desconhecido por todo o grupo; inicialmente, houve resistência por parte de alguns professores-alunos quanto à sua construção, mas, à medida que o processo foi se desenvolvendo, tanto os mediadores como os professores-alunos foram adquirindo segurança quanto ao uso desse procedimento avaliativo. O portfólio passou a ser o eixo organizador do trabalho pedagógico do curso. Conclui-se que, para que o portfólio faça parte da avaliação comprometida com a aprendizagem do professor-aluno e se apóie na construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, deve inserir-se no trabalho pedagógico que considere esses mesmos princípios.