O Problema da Violência nos Estádios e as Torcidas Organizadas de Times de Futebol: Um Ensaio Teórico Sobre Importante Fenômeno Urbano da Atualidade

Por: Gisela Rocha de Siqueira e Ricardo Alexandre Guerra Vieira.

Cadernos de Saúde Coletiva - v.16 - n.1 - 2008

Send to Kindle


Resumo

A proposta deste ensaio foi refletir e organizar idéias sobre o fenômeno da violência nos estádios de futebol levando-se em consideração a participação das torcidas organizadas neste contexto. Para a coleta de material foram utilizadas obras de referência, dentre elas, livros e periódicos, priorizando textos da literatura das últimas décadas nos idiomas português, espanhol e inglês, sendo consultadas as bases de dados LILACS, MEDLINE, SCIELO e ADOLEC, vinculadas à biblioteca virtual BIREME, utilizando os descritores Violência, esportes e futebol. Observou-se que os aspectos econômicos e sociais podem ser apontados como determinantes para explicar este típico fenômeno da violência observada nos estádios e que a prevenção é um importante caminho a ser adotado, sendo fundamental compreender a necessidade de uma articulação coletiva, de caráter intersetorial e multiprofissional para superá-lo. Concluise, apontando a importância de se investir em pesquisas para esclarecer vínculos estabelecidos com temas como a violência urbana na vida das pessoas, a necessidade de educação do espectador e a implementação de medidas de punição.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.