O Processo de AvaliaÇÃo da Aprendizagem Realizado na Escola de EducaÇÃo FÍsica do ExÉrcito (esefex)
Por Marco Antonio Muniz Lippert (Autor), Carlos Alberto Duque da Silva (Autor).
Em Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército, n 132, 2005. Da página 4 a 9
Resumo
A avaliação da aprendizagem, em seu sentido mais amplo, direciona-se para a identificação, a análise e a compreensão das etapas ultrapassadas ou não pelos discentes em sua aprendizagem, resultando na elaboração de juízos de valor sobre o discente. Além disso, é possibilitada pela aplicação de variados instrumentos/procedimentos/ técnicas de avaliação e pela análise pedagógica do rendimento escolar evidenciado pelo discente durante a realização dos mesmos (NEIAE, 2000). Neste sentido, a Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) utiliza uma sistemática, com relação ao processo de avaliação, lançando mão de vários instrumentos, coerentemente com a modernização do processo ensino-aprendizagem. Para isso, a EsEFEx possui um documento, intitulado Normas Internas para Avaliação da Aprendizagem (NIAA), que sintetiza toda a legislação vigente, oriunda da Lei do Ensino no Exército e das existentes no meio civil. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar a sistemática do processo de avaliação da aprendizagem, utilizada na Escola de Educação Física do Exército, dando ênfase à avaliação somativa ou de resultados finais. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na legislação que trata sobre o assunto, bem como o aproveitamento de um ano de experiência prática dos autores, no processo de avaliação da Escola. Diante disso, pôde-se concluir que a EsEFEx vem desenvolvendo um trabalho muito bom no processo de avaliação, dando ênfase a questões relacionadas à prática diária que o aluno encontrará após sua formação, bem como aos parâmetros que regem a modernização do ensino no país e, principalmente, no Exército. Palavras-chave: Processo de Avaliação, Ensino- Aprendizagem, Ensino no Exército.