Resumo

A avaliação da aprendizagem, em seu sentido mais amplo, direciona-se para a identificação, a análise e a compreensão das etapas ultrapassadas ou não pelos discentes em sua aprendizagem, resultando na elaboração de juízos de valor sobre o discente. Além disso, é possibilitada pela aplicação de variados instrumentos/procedimentos/ técnicas de avaliação e pela análise pedagógica do rendimento escolar evidenciado pelo discente durante a realização dos mesmos (NEIAE, 2000). Neste sentido, a Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) utiliza uma sistemática, com relação ao processo de avaliação, lançando mão de vários instrumentos, coerentemente com a modernização do processo ensino-aprendizagem. Para isso, a EsEFEx possui um documento, intitulado Normas Internas para Avaliação da Aprendizagem (NIAA), que sintetiza toda a legislação vigente, oriunda da Lei do Ensino no Exército e das existentes no meio civil. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar a sistemática do processo de avaliação da aprendizagem, utilizada na Escola de Educação Física do Exército, dando ênfase à avaliação somativa ou de resultados finais. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na legislação que trata sobre o assunto, bem como o aproveitamento de um ano de experiência prática dos autores, no processo de avaliação da Escola. Diante disso, pôde-se concluir que a EsEFEx vem desenvolvendo um trabalho muito bom no processo de avaliação, dando ênfase a questões relacionadas à prática diária que o aluno encontrará após sua formação, bem como aos parâmetros que regem a modernização do ensino no país e, principalmente, no Exército. Palavras-chave: Processo de Avaliação, Ensino- Aprendizagem, Ensino no Exército.

Acessar