O Processo de Avaliação da Cultura Corporal Realizada Por Professores de Educação Física do Ensino Fundamental ? Anos Iniciais ? do Município de Assis Chateaubriand ? Pr

Por: Franciele Fernandes Baliero.

101 páginas. 2015 22/04/2015

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação tem como objeto de estudo o processo de avaliação da aprendizagem realizada pelos professores da disciplina de Educação Física – Anos Iniciais – no município de Assis Chateaubriand. Tal temática busca analisar os enunciados desses professores em relação aos aspectos relacionados a este ponto nevrálgico do processo educativo. O objetivo geral foi buscar a compreensão, por meio da análise em conjunto com as categorias teóricas bakhtinianas linguagem, enunciado e polifonia deste processo pedagógico. Os objetivos específicos foram: destacar as concepções de avaliação e Educação Física dos enunciados; verificar os procedimentos adotados pelos professores da disciplina de Educação Física na realização da avaliação da aprendizagem de seus alunos; e, depreender a percepção dos professores quanto à importância da Educação Física no desenvolvimento geral dos alunos. Com o intuito de alcançar os objetivos propostos desenvolveu-se uma pesquisa orientada pela perspectiva bakhtiniana de linguagem (e por teóricos que a abordam) como Aranha (2007), Bakhtin (2003), Bakhtin/Volochinov (2004), Fiorin (2003 e 2006) e Brait (2007, 2008 e 2009); e, além disso, por teóricos que tratam sobre a Educação Física e avaliação escolar: Soares et all (2009), Darido (2008; 2012 e 2014) Luckesi (2002) e Castellani Filho (2011). Entrementes, foram utilizados como instrumentos para coleta de dados entrevistas semiestruturadas e para auxiliar na análise do discurso utilizou-se Bardin (2009). Foram entrevistados todos os 17 professores da disciplina de Educação Física que atuam na rede municipal em Assis Chateaubriand –PR nos meses de março e abril de 2014. Após análise dos enunciados obtidos com o roteiro de entrevista foi possível perceber as vozes que se interpenetram em seus discursos. Vozes que moldam a prática pedagógica dos professores de um modo geral e a avaliação da aprendizagem em especial e, que é resultado de todo um processo histórico constituído a partir da formação acadêmica, das dificuldades enfrentadas nas escolas, das relações com seus pares, etc. Buscar visualizar este panorama permitiu evidenciar que este sujeito que leciona a disciplina de Educação Física, parece não estar preparado adequadamente, ou seja, carece de conhecimentos teóricos e práticos.

Endereço: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3283

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.