Resumo

Esta tese busca compreender o processo de constituição da Deusa do Ébano, mulher negra escolhida a cada ano para estar à frente do Bloco Afro Ilê Aiyê, de Salvador - Bahia. O lugar ocupado pela dança no processo de escolha da deusa foi ponto de partida da investigação, tema que se expandiu no percurso investigativo. Assim, o processo de “transformar-se” em Deusa do Ébano e a sua relação com a comunidade foram aspectos também explorados. A construção da tese foi baseada em trabalho etnográfico e em entrevistas realizadas com pessoas diretamente relacionadas ao processo, Deusas do Ébano, em sua maioria. A partir do entrelaçamento entre os dados construídos em campo e as referências teóricas relacionadas, principalmente, ao debate da crítica à colonialidade do poder (Segato, 2021), aos conceitos de re-existência (Albán Achinte, 2015, 2017) e de Movimento Negro Educador (Gomes, 2017), desenvolveram-se as compreensões sobre as transformações ocorridas no processo, levando em consideração a percepção das candidatas e deusas, bem como das demais pessoas envolvidas. A dança mostrou-se relacionada com as possibilidades de construção de pertencimento, de conexões com a ancestralidade, bem como com outros aspectos relacionados à forma de ser e estar no mundo. Por fim, o processo de constituição da Deusa do Ébano, além de referir-se à escolha de uma representante de um bloco afro, dizendo respeito, portanto, àquela mulher negra escolhida e sua dança, acabou por se mostrar como algo que diz respeito ao projeto de uma comunidade que luta e se (re)afirma cotidianamente.

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