Resumo

Esse estudo teve como objetivo compreender o processo de elaboração do documento “Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental” do componente curricular Educação Física – Anos Finais da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, RS. Tal documento, foi construído no período de 2014 - 2015, a partir da iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SMED) através de encontros de formação continuada conduzidos por um projeto extensionista do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no qual os professores da Universidade estiveram colaborando com o coletivo de professores da Educação básica vinculados a SMED a fim de mediar o processo de elaboração dessa proposta curricular. Dessa forma, partindo de um trabalho de campo, realizamos a análise documental, das “Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental”, especificamente a parte que corresponde a Educação Física e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos nesse processo, sendo eles: Coordenadora Pedagógica da SMED, o Coordenador do Grupo Formador do CEFD/UFSM e cinco professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino. Nesse sentido, a elaboração dessa proposta curricular reside na proposição paradoxal entre o ajuste da educação às proposições de políticas pautadas no desenvolvimento econômico e a ressignificação das políticas a partir do processo democrático. Por fim, foi possível constatar que apesar da proposta curricular ainda não estar materializada nas práticas pedagógicas dos professores, o trabalho colaborativo, o diálogo e troca entre os pares são tidos como os principais pontos positivos do processo, no sentido de que contribuem para a formação dos professores e potencializam graduais transformações nas práticas docentes.

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