Resumo

Este trabalho é uma narrativa a respeito do processo de ensino-aprendizado da ginástica desenvolvido com alunos do ensino fundamental I, em uma escola pública da rede municipal de Vinhedo/SP. As perguntas em torno do mesmo são relacionadas ao modo como processos de criação constituem esse processo de ensino-aprendizado da ginástica na escola. A partir de algumas reflexões de Salles (2008) e com base nas perspectivas crítico-superadora da educação física (COLETIVO DE AUTORES, 1992), histórico-cultural (VYGOSTSKY, 2008) e enunciativo-discursiva (BAKHTIN, 1990; 2010) é realizada uma análise dos documentos que fizeram parte do processo estudado a fim de compreendê-lo. O material analisado englobou fotos de família, comunicados escolares, registros escritos de séries de ginástica, jornais, convites, certificados de participação em eventos, folhetos de programa de apresentações de ginástica, trabalho de conclusão de curso, artigos, obras relacionadas à metodologia para o ensino-aprendizado da educação física na escola e para o ensino da ginástica na escola, programas de planos de aula, registros de acontecimentos em aulas, avaliações dos alunos, fotos dos alunos. Ao longo dos estudos, foi possível encontrar e revelar alguns processos de criação relacionados à ginástica constituindo o processo de ensino-aprendizado da ginástica desenvolvido em seis anos de atuação da professora-autora na escola estudada. Um dos processos encontrados teve como "objeto" criado a ideia de corpo que pratica ginástica, ginástica e escola pública. As principais interações transformadoras desses conceitos ocorreram na escola pública quando a professora ainda era aluna. Outro processo encontrado teve como "objeto" criado as propostas metodológicas para o ensino-aprendizado da educação física e da ginástica na escola, tendo seu tempo, espaço e principais interações transformadoras constituídas na universidade quando a professora era aluna de graduação. O processo de criação das práticas pedagógicas relacionadas à ginástica na escola, mais um "objeto" encontrado, aconteceu na escola estudada, nas interações com os alunos. Um último processo localizado, aquele que os alunos criam a ginástica também aconteceu nesse tempo e espaço, constituído por essas interações. Compreendidos como criações em rede, notou-se que o inacabamento desses processos de criação foram, e são, impulsionadores na constituição do processo de ensino-aprendizado da ginástica na escola estudada. 

Acessar Arquivo