O Processo de Ensino-aprendizagem-treinamento do Futsal no Contexto Escolar e Não Escolar

Por: A. de Oliveira Piper e José Carlos Mendes.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Este estudo objetivou caracterizar o processo de ensino-aprendizagemtreinamento do futsal no contexto escolar e não escolar.

Métodos e Resultados:
Realizou-se uma pesquisa descritiva-exploratória com 79 alunos e 3 professores de um Colégio Estadual da Região Oeste do Paraná, e com 103 atletas e 2 treinadores das escolinhas de treinamento do mesmo município do colégio. O processo de coleta de dados se constituiu na observação sistemática e direta das aulas de Educação Física e das sessões de treino das escolinhas, com o emprego de filmadora, com posterior categorização das atividades, sendo que na análise utilizouse a duração e a frequência percentual do tempo de cada atividade observada em ambos os contextos.Os principais resultados encontrados ressaltaram que em ambos os contextos, os professores e treinadores disponibilizaram a maior parte do tempo para prática de atividades para a exercitação do jogo formal, porém, no contexto não escolar, houve um tempo significativo destinado para a exercitação da técnica, isolada das condições reais de jogo. Em relação às condições de realização das tarefas, os professores tiveram uma preocupação quase que exclusiva de disponibilizar atividades de prática do jogo formal, enquanto que os treinadores, além da disponibilidade maior para prática do jogo formal, ainda preocuparam-se em oportunizar atividades de exercitação da técnica a partir de atividades de fundamento individual, combinação de fundamentos e complexo de jogo.

Conclusões:
Em suma, as evidências confirmaram na estruturação das aulas e das sessões de treino, a utilização da metodologia série de jogos no contexto escolar e de série de exercícios no contexto não escolar.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.