Resumo

O campo de estudos da História da Educação Física no Brasil reúne contribuições de interessantes pesquisas que buscam revelar os códigos e os sentidos deste saber no interior da escola brasileira desde o século XIX. O presente trabalho analisa a atuação e a produção teórica de Arthur Higgins, professor e mestre de gymnastica, considerado no final do XIX como o professor da moda. Por meio de um trabalho histórico que tem como fontes documentos escolares, publicações em jornais e os compêndios de Higgins, nosso objetivo é analisar a atuação e a obra de Arthur Higgins de maneira a refletir sobre os objetivos e os sentidos da Educação Física no Brasil durante o final do século XIX e início do XX. Analisamos inicialmente os Jogos Gymnasticos organizados por Arthur Higgins na Praça da República/RJ, uma forma de disseminação de atividades esportivas em nosso país. Em seguida abordamos documentos do Colégio Pedro II relacionados à gymnastica, instituição da qual Higgins foi professor durante quase 40 anos. Por fim analisamos a teoria de Arthur Higgins exposta em seus manuais e compêndios, como o “Compendio de Gymnastica e Jogos Escolares” (1894), o “Manual de gymnastica hygienica” (1902) e o “Compendio de Gymnastica Escolar: Methodo Sueco-Belga” (1909), que ao ser atualizado passou a se chamar “Compendio de Gymnastica Escolar: Methodo Sueco-Belga-Brasileiro” (1934). 

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