O Professor de Educação Física no Primeiro Ano da Carreira: Análise da Aprendizagem Profissional a Partir da Promoção de Um Programa de Iniciação à Docência

Por: .

216 páginas. 2005 16/12/2015

Send to Kindle


Resumo


A presente investigação analisou a aprendizagem profissional de dois professores de Educação Física, no primeiro ano de atuação, que participaram de um programa de iniciação à docência, conduzido por uma mentora (autora deste estudo). Justifica-se a opção por esse tema de pesquisa uma vez que o início da carreira docente é um período que envolve uma série de experiências positivas ou não que podem influenciar na constituição de crenças, conhecimentos e na ação pedagógica do jovem profissional. Dentre os diversos desdobramentos de experiências mal-sucedidas no início da docência, a desistência da carreira consiste na opção mais marcante e radical. Evidencia-se também o desencanto com a profissão sem seu abandono, resultando freqüentemente numa prática profissional descompromissada com a aprendizagem dos alunos. Com o objetivo de auxiliar o ingresso profissional de um modo menos traumático, oferecer apoio e orientação formativa no sentido da aprendizagem e do desenvolvimento da profissão e, auxiliar na socialização com a cultura escolar, os programas de iniciação à docência baseado em mentores têm sido desenvolvidos. Tais programas, concebidos como atividades de formação continuada, são importantes na medida em que proporcionam uma assessoria aos docentes iniciantes e possibilitam a construção de uma rede de apoio e um elo entre a formação inicial e o desenvolvimento profissional ao longo da carreira. A literatura adotada como referencial teóricometodológico se orientou pelos temas: aprendizagem profissional da docência, desenvolvimento profissional, pensamento do professor, programas de iniciação à docência, professor reflexivo e narrativas de professores. Para a condução da investigação desenvolveu-se uma pesquisa intervenção segundo um modelo colaborativo-construtivo de formação continuada e de interação pesquisadorprofessor que fez uso de diários de aula e entrevistas semi-estruturadas individuais e coletivas na coleta de dados. Como resultado os professores iniciantes indicaram ter vivenciado uma série de emoções e desafios pessoais e profissionais e enfrentaram dificuldades para compreender os alunos, a direção e os outros docentes, o espaço físico e os materiais para aula. Mas, ao longo do desenvolvimento do programa de mentoria, os professores iniciantes passaram a entender melhor os alunos, a direção e os outros professores. Nesse processo de aprendizagem os professores iniciantes construíram inúmeras estratégias de ação, estabeleceram rotinas, fizeram acordos com os alunos, negociaram com a direção e os outros professores. Neste sentido, o programa de iniciação à docência baseado em mentores contribuiu com a promoção de aprendizagens relacionadas às necessidades características do início da docência e ainda apontou inúmeros aspectos que se configuram como desafiadores para os processos de formação continuada em geral.

Endereço: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2382

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.