O Professor de Educação Física na Escola e a Sua Interação Acadêmica com os Professores das Demais Disciplinas Curriculares

Por: Alex Schlottfeldt Santos, Guilherme Nunes Pereira, João Vitor Faria Domingues e .

1º Congresso Internacional Sobre Gestão do Esporte e 4º Congresso Brasileiro Sobre Gestão do Esporte

Send to Kindle


Resumo

Por ser considerada uma instituição que presta serviços, a escola pode possuir dificuldades e impactos semelhantes em termos administrativos como as demais organizações. O papel do professor de Educação Física deve ser considerado como gerencial pelo fato de estar sempre ligado à contribuição para organização do trabalho, de forma a assumir responsabilidades sociais. Desta maneira, as questões relacionadas à interação do professor de Educação Física com os professores das demais disciplinas curriculares no ambiente escolar podem estar ligadas aos processos administrativos dentro da escola. O objetivo do presente estudo foi o de analisar a atuação do professor de Educação Física dentro do coletivo de professores das demais disciplinas curriculares. O estudo foi caracterizado como transversal e predominantemente quantitativo. Foi aplicado um questionário semiaberto a 32 professores de Educação Física do ensino fundamental da rede pública de ensino do Plano Piloto de Brasília. A análise estatística da pesquisa se deu de maneira descritiva e inferencial, esta última baseada no Teste Exato de Fisher. A partir dos resultados da pesquisa, observou-se uma maioridade da amostra que nunca cursou disciplinas acerca da temática sobre gestão na faculdade, mas que entendem que conhecimentos relacionados a esta temática são importantes tanto para a formação profissional, quanto para a atuação no ambiente escolar. Além disso, demonstrou-se que há motivos para acreditar que os professores de Educação Física tenham iguais condições de participação, decisão e avaliação para as atividades previstas, tanto no planejamento pedagógico, quanto na elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.