Resumo

Introdução: o interesse em pesquisar sobre o tempo livre do professor
universitário decorre da observação de sua carga diária de trabalho, além
de que muito se fala na degradação e perda de autonomia profissional,
inclusive que a grande valorização dos aspectos quantitativos de sua
formação aponta para a secundarização do qualitativo. Os objetivos da
pesquisa são: a) identificar mecanismos institucionais utilizados pelos
professores para sua qualificação; b) analisar o quantitativo de produção
acadêmica; c) identificar as atividades realizadas pelos professores durante
o tempo livre, na perspectiva de uma melhor qualidade de vida. Material e
Métodos: aplicação de 61 questionários aos professores de quatro unidades
de ensino da UPE: ESEF(Escola Superior de Educação Física, POLI
(Escola Politécnica), FCAP (Faculdade de Administração de Pernambuco)
e FOP (Faculdade de Odontologia de Pernambuco) com análise descritiva
dos dados. Resultados: há predominância de mestres (39,3%), seguido de
professores com doutorado (32,8%); as faixas etárias que se destacam estão
entre 41-50 anos de idade (44,3%) e 51-60 anos (41,0%); quanto à categoria
funcional há elevado percentual de professores adjuntos (45,9%); os
resultados são positivos no que se refere à realização de pesquisas na UPE
(50,8%). Dentre as atividades realizadas no tempo livre, observou-se um
predomínio de estar com a família (77,0%), seguido da leitura de jornais,
revistas e livros (72,2%). Conclusão: no que se refere aos anos de trabalho
identificou-se que o quadro de professores da UPE, em sua maioria, possui
anos de trabalho que se aproximam de uma aposentadoria e uma carga
horária dividida entre ensino e pesquisa, cuja produção acadêmica tem se
revelado na publicação de artigos em revistas nacionais e internacionais. A
utilização do tempo livre como elemento de qualidade de vida, tem se
voltado para a realização de atividades mais pacatas e direcionadas para
enriquecimento do trabalho acadêmico.

Acessar Arquivo