O Programa de Lazer Para Idosos do Sesc Itaquera Uma Análise Crítica

Por: Ana Paula Teixeira Gimenez, Eliane Xavier da Silva e .

XI ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

É inegável a importância do lazer, sobretudo a partir da década de 70, quando criou-se o lazer como regra de certos prazeres e atividades, como verdades inerentes ao nosso tempo. Portanto, usar o tempo livre com atividades físicas e esportivas, cultuar a descontração e um certo tipo de corpo, saudável e produtivo, passou a fazer parte dos padrões de normalidade estabelecidos socialmente. O lazer toma-se, então, direito inalienável de homens e mulheres comuns, de todas as idades e profissões, onde a necessidade de momentos plenamente dedicados ao 'prazer de se curtir', transformaram-se além de promessas, reivindicações normais e legítimas .. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar criticamente as atividades de lazer que compõem a proposta desenvolvida pelo Sesc Itaquera, para a referida população.
Trata-se, portanto, de um estudo de caso, que se constitui da combinação de pesquisa bibliográfica, documental e exploratória. Ainda que preliminarmente, uma vez que o presente estudo está em desenvolvimento, foi possível notar elementos importantes como por exemplo: as maneiras pelas quais se dão o preenchimento do "tempo livre" adquirido pelos idosos e a conseqüente desqualificação destes enquanto seres não produtivos; a visão preconceituosa que a sociedade possui sobre o idoso e suas influências nas determinações das atividades realizadas, bem como nas relações interpessoais facilitadas por estas. A ênfase em atividades ditadas pela moda, tendo como consumidor final o idoso, que passa a merecer atenção após situar-se como tal.

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.