O Programa de Responsabilidade Pessoal e Social na Formação de Professores em Timor-leste

Por: António Manuel Fonseca, Cláudia Dias, Leonor Regueiras, Maria do Céu Oliveira Baptista e Nuno Corte Real.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

Os programas de intervenção pedagógica têm como principais objetivos formar pessoas que sejam capazes, nas universidades e fora delas, de trabalhar valores como por exemplo a responsabilidade em atuações profissionais significativas para a sociedade. De qualquer forma, a abordagem desses valores dependerá da perceção que os jovens têm da sua responsabilidade pessoal e social. O presente estudo reporta a adaptação de um programa de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social baseado no modelo de Hellison (2011) considerando as necessidades culturais de Timor-Leste.O programa teve uma duração de 24 sessões bissemanais, inserido na modalidade de andebol com jovens estudantes do 2º ano do curso de professores de educação física da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e. A amostra foi constituída por um grupo experimental (19 rapazes e 9 raparigas) e um grupo de controlo (16 rapazes e 14 raparigas). Para avaliar a perceção de responsabilidade pessoal e social dos jovens recorreu-se a uma adaptação do Personal and Social Responsibility Questionnaire (Weidong et. al 2008). Como principais resultados destacaram-se evidentes melhorias no grupo experimental nos comportamentos relacionados com a motivação intrínseca, nomeadamente em manterem-se focados na atividade/tarefa proposta pelo professor/líder da equipa, consequentemente observou-se uma diminuição dos comportamentos de desinteresse e inadequados à aula. Um outro indicador de sucesso da adaptação do Programa é demonstrado pelos jovens do grupo experimental ao evidenciarem uma maior perceção quer da responsabilidade pessoal quer da responsabilidade social quando comparado com o grupo de controlo.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

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