Resumo

INTRODUÇÃO

O trabalho aqui apresentado é um recorte de uma pesquisa de dissertação que tinha por objetivo geral analisar como os professores de Educação Física do Programa Segundo tempo da cidade do Recife compreendiam o Lúdico na Prática Pedagógica. O Programa Segundo Tempo (PST) surge a partir da Portaria Interministerial nº 3.497 de 2003, por meio do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e do Esporte (ME), e tinha por objetivo democratizar o acesso à cultura do esporte educacional a crianças, adolescentes e jovens matriculados na rede pública de ensino (BRASIL, 2016). Desta maneira, era necessário que as redes municipais/estaduais fizessem a adesão ao Programa, de modo que existiam coordenadores a nível de gestão do PST, e professores e monitores de Educação Física/Esporte, na prática pedagógica do programa. Sendo assim, neste resumo temos por objetivo, apresentar nossas análises das relações de diálogos (ou não) existentes entre os professores e a gestão do programa e das escolas da rede municipal da cidade do Recife.

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