O Programa Segundo Tempo no Mais Educação Entre Documentos e Discursos: o Caso dos Profissionais de Ponta Grossa - Paraná

Por: .

129 páginas. 2015 20/10/2015

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho tem por objetivo compreender os significados de cidadania e democracia para os profissionais atuantes no Programa Segundo Tempo na cidade de Ponta Grossa – Paraná. Para alcançar tal objetivo em um primeiro momento foi necessário recuperar os conceitos de Cidadania e Democracia. A discussão sobre políticas públicas (public policy) é fundamental na necessidade em avaliar o Programa Segundo Tempo, que visa à efetivação do direito ao esporte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Assim, a utilização do ciclo de política pública (policy cycle) é justificável na tentativa de avaliar o processo de implementação do Programa Segundo Tempo na cidade de Ponta Grossa. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e a metodologia utilizada foi o estudo de caso. Para a realização desse trabalho adotou-se uma perspectiva interdisciplinar, entendida por Munhoz e Oliveira Junior (2009) como diálogo entre disciplinas distintas, visando à construção de caminhos teóricos e metodológicos para o problema proposto. Com isso, a possibilidade de trocas e diálogos nesse trabalho apresentam-se as seguintes disciplinas: Ciência Política, Educação Física, Linguística, Serviço Social e Sociologia. Os dados dessa pesquisa foram divididos em dois blocos. O primeiro consiste na exposição dos dados documentais sobre o Programa Segundo Tempo. A forma de organização e exposição dos dados está vinculada ao ciclo de políticas públicas. Na avaliação e análise do Programa Segundo Tempo, recorre-se aos critérios e indicadores de Boschetti (2009). O segundo bloco foi composto por meio de questionário distribuídos em seis localidades selecionadas. Ao todo 30 questionários foram entregues aos profissionais que desenvolviam atividades no programa. Somente 16 questionários foram devolvidos, totalizando assim uma amostra de 53,33% do percentual total. Chegou-se a seguintes considerações após a análise dos dados. Na análise de conteúdo dos documentos do PST sobre os conceitos de cidadania e democracia, fica evidente a falta de um conceito ou concepção nos documentos. Com base nos documentos analisados do programa, não fica evidente a relação dos programas/projetos sociais como ferramenta de controle social de populações marginalizadas, como evidenciada pela corrente crítica em Souza et al. (2010). Porém, os documentos ainda demonstram fragilidades no que diz respeito ao entendimento dos conceitos de cidadania e democracia para o programa. Na análise das respostas dos profissionais pesquisados pode-se evidenciar tensões entre as respostas dos profissionais e os documentos norteadores do programa.

Endereço: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/236

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.