O Projeto Olímpico da Cidade do Rio de Janeiro: Refl Exões Sobre os Impactos dos Megaeventos Esportivos na Perspectiva do Direito à Cidade

Por: Carolina Pereira dos Santos, Christopher Gaffney, Demian Garcia Castro, Juciano Rodrigues, Orlando Alves dos Santos Junior e Patrícia Ramos Novaes.

Os Impactos da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016.

Send to Kindle


Resumo

 Introdução

O argumento deste artigo é que os megaeventos esportivos na cidade do Rio de Janeiro – Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 – são a expressão de um projeto urbano de reestruturação da cidade, e da adoção de um novo padrão de governança empreendedorista neoliberal, sustentada por uma coalizão de interesses econômicos, políticos e sociais. Essas mudan- ças são legitimadas discursivamente pela realização desses megaeventos e do suposto legado social que os mesmos seriam capazes de proporcionar à cidade. Não por outra razão, a Prefeitura do Rio de Janeiro denomina de Projeto Olímpico ao conjunto de intervenções planejadas para a cidade, incorporando sob esta marca tanto as intervenções vinculadas à Copa do Mundo 2014 como às Olimpíadas de 2016. Nesse sentido, o artigo se propõe a discutir o signifi cado e os impactos dessas intervenções e do Projeto Olímpico na cidade do Rio de Janeiro.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.