O Protagonismo Infantil na Animação Cultural: Uma Experiência com Jogos

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XXV ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

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Resumo

Este trabalho tem como objetivo potencializar a aprendizagem de estudantes do ensino fundamental da rede pública, inseridos num contexto de vulnerabilidade social e baixa escolarização, a partir da interlocução cultural entre atividades escolares e de lazer. Frente ao diálogo entre os direitos sociais à Educação e ao Lazer (BRASIL, 1988), a proposta de ensino escolar com o uso de jogos utiliza elementos lúdicos (HUIZINGA, 2008) presentes em atividades espontâneas da cultura infantil como recursos motivadores na educação formal. Bem como estimula no estudante, a postura de agen te produtor de cultura, numa proposta voltada à Educação para o Lazer (CAMARGO, 1998). Ao pensar, construir e compartilhar os seus jogos e brinquedos, os estudantes passam a representar o papel de animadores culturais (MELO, 2006) em sua comunidade, ampliando o repertório do seu grupo de convivência e intervindo ativamente nas opções de ativida des propostas no tempo de lazer infantil. Nossa metodologia teve início com uma pesquisa bibliográfica, a partir dos conceitos de lazer infantil, educação e animação cultural, e continuidade como uma pesquisa ação, de abordagem qualitativa (GIL, 1999), cujos participantes são 68 estudantes, entre 9 a 13 anos de idade, numa escola pública de Ensino Fundamental I, situada na região de Campinas. Por encontrar-se em andamento no decorrer do ano letivo de 2013, esse trabalho aponta como considerações parciais a relevância da instituição escolar como equipamento cultural potencializador do desenvolvimento humano, numa proposta de formação para o trabalho e para o lazer. A proposta pedagógica, ao promover o diálogo e a aceitação da diversidade de elementos existentes na cultura infantil da comunidade em que está inserida, permite aos estudantes compreender e sistematizar saberes presentes em sua realidade e atuar ativamente como animadores culturais, apoiando- se em produções e reelaborações do conhecimento ocorridas durante seu período de formação na educação formal.
 

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