O Protagonismo de Pessoas com Deficiência Intelectual no Processo de Ensino-aprendizagem da Capoeira

Por: André da Silva Mello, Laís Albuquerque Rodrigues, Renata de Souza Santos e Wagner dos Santos.

Pensar a Prática - v.17 - n.1 - 2014

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Resumo

Analisa o protagonismo de deficientes intelectuais no processo de ensino-aprendizagem da capoeira em um projeto de extensão universitária. Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e, no processo de análise, utiliza dados produzidos por diferentes fontes, como observação participante, entrevistas semiestruturadas e registro iconográfico. A análise dos dados demonstra que o projeto focalizou as suas ações nas figuras do aprender valorizadas pelos deficientes intelectuais, que se evidenciaram, sobretudo, nos aspectos rítmicos e musicais da capoeira e na solidariedade. A falta de formação especifica de professores/monitores para atuar na perspectiva pedagógica almejada foi o principal desafio para que o projeto alcançasse as suas metas.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/23706

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